Porto . 2015-2017
Habitação . 150m2
O apartamento SDB tinha sido bastante adulterado e encontrava-se em muito mau estado de conservação, impossibilitando o aproveitamento de grande parte dos elementos originais. Nesse sentido, o apartamento foi redesenhado, dando resposta às premissas dos clientes – espaços sociais amplos e abertos para o terraço, com uma separação clara dos espaços mais privados.
A zona social passou a funcionar em open space, permitindo grande versatilidade na sua utilização. No lado privado, zona menos adulterada, a organização original foi mantida com a adição de um lavabo, de apoio à zona social, e um quarto de banho de apoio aos quartos.
As carpintarias interiores foram mantidas, com a introdução de novas portas nos espaços redesenhados, ao contrário das caixilharias exteriores que foram substituídas por réplicas das originais, com a introdução de melhorias ao nível do funcionamento térmico e acústico. Assumiu-se a diferença de acabamento existente entre as carpintarias interiores e as exteriores, sendo que as portas interiores e os aros interiores dos vãos exteriores, mantiveram os dois tipos de madeira à vista, enquanto que as caixilharias exteriores foram pintadas a tinta de esmalte, cor branca.
Na cozinha assumiu-se uma linguagem mais minimalista com o recurso a painéis em valchromat e folheados em madeira, em contraste com o aço inox na bancada.
Arquitectura: Joana Leandro Vasconcelos e Matan Sapir. Colab: Luísa Paiva
Construção: Cacao Mel, Lda
Fotografia: Valter Lopes