Mirandela . 2012
Habitação, Turismo Rural e Equipamento Agro-Industrial . 650m2
O conjunto B da QSMS, composto por três edifícios autónomos e um espaço coberto, insere-se num território de grande valor paisagístico e faz parte de um aglomerado construído de características rurais. A sua localização, em frente à Casa Principal, assume grande preponderância no conjunto e revela a importância que este teria no funcionamento da Quinta. Os diversos edifícios, apesar de contíguos, são autónomos e apresentam usos independentes – Lagar, Habitação e Turismo Rural.
Apesar de se tratar de um conjunto edificado consideravelmente adulterado, cujo estado de conservação se foi deteriorando ao longo dos tempos, ainda é possível encontrar características da Casa típica transmontana num dos seus edifícios, usado em tempos como Habitação, assim como ainda existem equipamentos industriais de grande valor no edifício usado como Lagar.
Pretendia-se reabilitar e reconverter estas construções de forma a devolver ao vale central da Quinta a vivacidade que sempre deteve. Uma vez que os edifícios existentes não conseguiam albergar a totalidade do programa pretendido, foi necessário ampliar o conjunto através de um volume contíguo a Norte e reconverter o pátio existente a Nascente. Na implantação do volume novo foram tidos em consideração os edifícios existentes e o contexto paisagístico. A sua posição e orientação foram pensadas de forma a permitir uma funcional organização interior e uma zona de acesso independente. Os materiais e técnicas adoptados neste volume e nas alterações previstas foram pensados de forma a facilitar a integração com os edifícios existentes, assumindo ao mesmo tempo a sua contemporaneidade.
Arquitectura: Joana Leandro Vasconcelos. Colab: Tiago Leal e Luísa Paiva
Especialidades: Estabilidade . Tiago Ilharco; Restantes Especialidades . ASL & Associados