Vila Nova de Gaia . 2016
Habitação Colectiva . 2115m2
O edifício de habitação colectiva proposto para a marginal em Canidelo, Vila Nova de Gaia, foi encarado como um exercício de ocupação tipológica, uma vez que a implantação já estava definida no alvará de loteamento. Os limites do edifício foram usados como fio condutor do projecto: a Poente, a marginal; a Norte, uma rua de carácter urbano; a Sul, a linha de água; e a Nascente, um outro edifício de habitação colectiva.
O edifício, com 3 pisos acima da cota de soleira, 1 piso de estacionamento parcialmente enterrado e uma cobertura acessível com uma piscina descoberta, comum a todas as fracções, foi pensado para tipologias grandes (T3) que tirassem partido da frente de mar e conseguissem alguma privacidade em relação ao edifício vizinho, a Nascente. Nesse sentido, optou-se por fazer uma clara distinção entre a zona social e privada da casa que se traduz também nos alçados, mais permeáveis nas áreas sociais para Poente e Sul, e mais encerrados nas áreas privadas da casa, a Nascente e Norte.
O alçado Norte, revestido com um sistema de fachada ventilada com painéis à base cimento e fibras, contrasta com o revestimento em chapa perfilada de cor cinza escura entre os vãos do alçado Nascente. Já o alçado Poente, voltado para o mar, alberga as zonas comuns de cada apartamento, onde os grandes vãos envidraçados fazem a transição entre o espaço interior e o espaço exterior, composto por longas varandas que dobram para o alçado Sul.
De forma a garantir uma maior privacidade às fracções localizadas no piso térreo, e atendendo à ligeira pendente do terreno para sul, optou-se por fazer os acessos comuns ao edifício a partir do piso da cave, onde se localizam os átrios de entrada. Esta opção levou a que o piso da cave fosse objecto de um tratamento especial, sendo delimitado no alçado Nascente - zona de entrada do edifício - com uma grelha metálica, conferindo-lhe uma maior abertura e visibilidade, sem prejuízo das questões de segurança.
Arquitectura: Joana Leandro Vasconcelos. Colab: Alba Gil Taboada e Mafalda Cabeleira
Imagens 3D: Atelier in.vitro